quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Há 31 anos John Lennon era assassinado…

Mark Chapman, seu assassino, tinha numa mão o revólver e na outra o livro "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger, de onde tirou a inspiração para o crime.

Há 31 anos John Lennon era assassinado…
John Lennon disse certa vez que não gostava do culto à morte, mas “às pessoas que sobrevivem”. Hoje, 31 anos depois do brutal assassinato cometido por Mark David Chapman, seu legado utópico por um mundo mais digno - na proporção do fenômeno artístico - sobrevive pela urgência de soluções.
E ecoa em arte e atitudes políticas, como as letras de rap, e a campanha antiarmamentista de Michael Moore. Seu hino pacifista Imagine tanto inspira o cantor ministro Gilberto Gil como o prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei, que esta semana fez um discurso na ONU todo baseado na letra desta canção.
Hoje, em dois estúdios (o da Sirius Satellite Radio, em Nova York e o lendário Abbey Road, em Londres), artistas como Paul Weller, Jammie Cullum, Dave Matthews e The Cure prestam tributo a ele interpretando suas canções ao vivo, em evento organizado pela Anistia Internacional. Lennon, portanto, sobrevive em seu perfil mais altruísta.
Personalidade importante na manutenção de seu legado, a viúva Yoko Ono estava com ele na porta do Edifício Dakota, no momento daqueles quatro tiros fatais que deixaram o mundo consternado. Chapman, no intento desesperado de ganhar fama, também justificou o ato radical dizendo-se traído pelo ídolo.
imagePara ele, era incompatível alguém que propunha um mundo sem posses (na letra de Imagine) gozar de uma vida de riqueza e fama e morar num edifício de luxo como o Dakota.
Mark Chapman tinha numa mão o revólver e na outra o livro O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, de onde tirou a inspiração para o crime.
“Mark Chapman não era apenas um maluco que matou meu pai por motivos pessoais. Sua morte interessava aos Estados Unidos, porque ele era perigoso para o governo americano”, disse mais tarde Sean Lennon. Suas atitudes incomuns, ao lado de Yoko, de fato incomodavam a ordem estabelecida.
Incomodavam tanto que foi fichado e tinha todos os seus atos monitorados pelo FBI. Um dos mais famosos foi o Bed-in for Peace, quando ambos receberam a imprensa nus numa cama de casal, para protestar contra a Guerra do Vietnã. Ainda hoje seria um atestado de coragem.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2xB4dbdNSXY
(imagine )

Nenhum comentário:

Postar um comentário